sábado, 21 de abril de 2012

Crescer é ..


















Ser cada dia um pouco mais nós mesmos. ... Dar espontaneamente sem cobrar inconscientemente. ... Aprender a ser feliz de dentro para fora. ... Buscar no próximo um meio de nos prolongarmos. ... Sentir a vida na natureza. ... Entender a morte como natural da vida. ... Conseguir a calma na hora do caos. ... Ter sempre uma arma para lutar e uma razão para ir em frente. ... Saber a hora exata de parar e buscar um algo novo. ... Não devanear sobre o passado, mas trabalhar em cima dele para o futuro. ... Reconhecer nossos erros e valorizar nossas virtudes. ... Conseguir a liberdade com equilíbrio para não sermos libertinos. ... Exigir dos outros, apenas o que nós damos a eles. ... Realizar sempre algo edificante. ... Ser responsável por nossos atos e por suas consequências. ... Entender que temos o espaço de uma vida inteira para crescer. ... Nos amarmos para que possamos amar os outros como nós mesmos. ... Assumir que nunca seremos grandes, mas que o importante é estar sempre em crescimento.

 

Você tem todos os dias pela frente. E os momentos lindos que ficaram pra trás, mas são seus! Você tem o sol, e o vento que balança seus cabelos e refresca seus sonhos. Você tem sua história, que te trouxe até aqui. E você veio em pé! E mesmo com o coração cansado e a sua mente que te detona mais do que qualquer coisa real, você sobreviveu. Agora é hora de viver! Sorrir mais, (se) amar mais, sonhar ainda mais e realizar todos os dias. Simplificar e acreditar no tal tempo que sempre colocou tudo no lugar pra você. Olhar pra dentro e encontrar lá todas as respostas, e toda a paz que mais ninguém pode te dar. Deixar de se boicotar, e viver o agora, que é mais seu do que nunca, com toda a liberdade pra buscar novos momentos lindos, novas inspirações e começar a usar toda a força que os tombos da vida fizeram você ter. É hora de parar de querer e SER. Colorir seus dias e enfeitar os pequenos momentos, os fazendo eternos, ao menos nas lembranças. Pinte de rosa seu amanhã, sendo feliz hoje.

Estar bem e feliz é uma questão de escolha e não de sorte ou mero acaso. É estar perto das pessoas que amamos, que nos fazem bem e que nos querem bem.É saber evitar tudo aquilo que nos incomoda ou faz mal, não hesitando em usar o bom senso, a maturidade obtida com experiências passadas ou mesmo nossa sensibilidade para isso.É distanciar-se de falsidade, inveja e mentiras.Evitar sentimentos corrosivos como o rancor, a raiva e as mágoas, que nos tiram noites de sono e em nada afetam as pessoas responsáveis por causá-los.É valorizar as palavras verdadeiras e os sentimentos sinceros que a nós são destinados.E saber ignorar, de forma mais fina e elegante possível, aqueles que dizem as coisas da boca para fora ou cujas palavras e caráter nunca valeram um milésimo do tempo que você perdeu ao escutá-las! ..






Não espere o vento soprar na sua direção,
Nem corra atrás do vento.
A vida está dentro de você
E viver este dia é o melhor que você pode fazer.
Não deixe alguém esperando pela sua palavra.
Abra o seu coração e olhe para a dor da humanidade.
Do seu lado pode estar alguém que sofre em silêncio.
Não se feche nem retenha as coisas boas.
Solte, libere a sua melhor parte.
Há muitas mãos estendidas, Há muitos rostos chorando,
Há muitas vidas precisando de você.
 Há dor no mundo! Há fome! Há luta! Há dor sobretudo NA ALMA das pessoas.
Você pode, se você acha que pode. Faça algo neste dia. . .
Pode ser que amanhã a sua palavra
Fique presa na garganta porque
A morte se sobrepõe a vida.
Não retenha a sua fidelidade,
O seu gesto de amor,
A sua solidariedade,
A sua amizade,
O seu melhor sentimento.
Não sabemos o que nos espera no próximo minuto.
Uma existência pode se esvair num segundo.
Faça a sua parte no mundo.
Não silencie, não se omita.
Pode ter certeza. Algum coração neste momento bate por você,
 Uma alma ferida precisa das suas palavras,
 Um amigo espera seu gesto,
Um faminto espera o pão, um doente a cura,
Alguém que você nem conhece deseja Intensamente estar vivo e no seu lugar.
Deus habita no meio daquele Que tem o maior sentimento do universo:O AMOR !!!Ama teu próximo - como a ti mesmo. 


 


Na vida é impossível parar. Mesmo quando decidimos não avançar, a vida avança.E às vezes temos mesmo a impressão que ela corre. E nesse nosso viver, encontramos diariamente caminhos na nossa frente.Em cada situação há sempre uma opção de estrada. Escolhemos então a mais longa, mais curta, mais fácil, mais difícil… Somos guiados por vontades, necessidades, coração, emoções… E na verdade nem sempre sabemos onde nos conduzirá nossa escolha.E é preciso a cada dia, cada passo, seguir e assumir. Ninguém, ninguém mesmo pode ou deve ser responsável pelas nossas escolhas. E mesmo se damos ouvidos a um amigo, aos pais, a escolha final e responsabilidade final sempre será nossa. Muitas vezes sofremos porque escolhemos caminhos errados.E sabemos que há volta para as caminhadas da vida, pois sempre teremos a opção de dirigir nossos passos para direções diferentes. E então uma nova escolha se dá. Com todos os riscos possíveis. Amar alguém, sentir amizade por alguém, não é uma escolha. Pelo menos não voluntária, da nossa mente. Do coração, eu diria, pois não temos controle, não podemos negar sentir esse amor ou essa amizade. Mas podemos decidir seguir esse amor e essa amizade. Isso também é uma escolha, caminho.O importante é não parar. Alguém disse uma vez que ”água estagnada apodrece” e penso que ninguém gostaria de viver como água estagnada. Devemos ser como as águas dos rios, correndo sempre em alguma direção, regando flores que nascem do lado, matando sede de pássaros e homens, desembocando em grandes mares. E assim segue nossa vida, repleta de flores e espinhos…Cabe a cada um a responsabilidade da escolha diária, pois a semeadura é livre mas a colheita é obrigatória. E tudo que se pode dizer com certeza, sempre é que não há erro possível na escolha, é aquela de seguir o grande, o verdadeiro Caminho.Para os outros, que a sabedoria esteja no coração de cada um, e para que as escolhas estejam o mais perto possível daquilo que chamamos felicidade. 





Vivo a simplicidade de cada segundo desta vida que se diz terminar quando acaba de começar.
Aprendi a ser feliz só em ver a chuva cair.Aprendi a sorrir somente por poder respirar.
Aprendi a dançar mesmo sem música.Aprendi a amar o essencial de cada pessoa.
Aprendi a perdoar o imperdoável.Aprendi e escrever com a alma.
Aprendi que nunca se deve desistir de uma pessoa.
Aprendi a viver com erros do passado.
E aprendi que a vida pode se tornar linda se eu souber ao menos colori-la.




Um dia você aprende que chorar não resolve, mas ajuda.
E aprende também que quem te merece, não te faz chorar. Pode demorar, mas você aprende. Aprende a se colocar em primeiro lugar, e que isso não é egoísmo nenhum. Aliás, o que não mata, com certeza, fortalece. E essa história de que é melhor acordar arrependido do que dormir com vontade é mentira! Vontades efêmeras não valem à pena. Vontade passa, arrependimento fica. Perdoar é nobre, esquecer nem sempre é possível. Nem todo mundo é tão legal assim, e de perto ninguém é normal. Quem te considera, não apronta com você, quem gosta, cuida, e o que está no passado tem motivos para não fazer parte do seu presente. Não é preciso perder para aprender a dar valor, não precisa ser assim. Aos poucos você percebe o que vale a pena, o que se deve guardar pro resto da vida e o que nunca deveria ter entrado nela. Amigos se contam nos dedos. Gente de verdade tá em extinção. Você está em extinção. Só existe um de você no mundo, preserve-se. Você é automaticamente raro. Não se desperdice por pouca coisa. Saiba que, pra qualquer escolha, segue uma consequência. Assuma os riscos, aceite isso. Às vezes mudar é preciso e nem tudo é do jeito que você quer. Falar pouco é uma virtude. Pouco, não precisa ser um túmulo. Não precisa falar tudo também, mas, em tudo, nunca esqueça de ser sincero, principalmente com você mesmo. Não tem como esconder a verdade, nem tem como enterrar o passado, nem precisa. O tempo sempre foi e vai ser o melhor remédio. Acho bem que a vida são momentos e as lembranças que eles deixam. Às vezes, e isso é bastante raro de acontecer, certas pessoas aparecem e parecem mudar tudo de lugar. Segure firme, e pode voar, mas mantenha os pés no chão, por segurança. Por fim, acredite só assim o que é impossível se torna possível.



Faço caminho com meus próprios pés.

Faço vida com minhas próprias mãos. Vou e acredito.
Passo por lugares escuros, escolhas. Vou pelos mais leves.
Nas costas nenhum peso. No coração, uma vida.
O que dói eu joguei na enxurrada. Outras dores teimosas se esconderam no bolso.
Quando a vontade é de voo, chão é só pra pouso, e olhe lá.
Hoje minha fé é maior. Uma fé em mim mesma.
O que é de verdade e importante a gente reconhece pelos olhos.
Eu mesma me faço cócegas, sei dar muita risada sozinha.
Desenho que vou pintando muitas vezes, sem cores.
Traços que levo da viagem. História montada, pintada, desenhada com minhas armas.
Às que são minhas e as que ganhei enquanto caminhava.
Estou aos poucos o que quero ser.
Uma paisagem que já vi.
Uma viagem que faço, mais percurso que chegada.

 DESEJO A VOCÊ ..

,

 "Pois, desejo primeiro que você ame e que amando, seja também amado. E que se não o for, seja breve em esquecer e esquecendo, não guarde mágoa.
  Desejo depois que não seja só, mas que se for, saiba ser sem desesperar.
 Desejo também que tenha amigos e que, mesmo maus e inconsequentes, sejam corajosos e fiéis.E que em pelo menos um deles você possa confiar, que confiando, não duvide de sua confiança.E porque a vida é assim, desejo ainda que você tenha inimigos, nem muitos nem poucos, mas na medida exata para que, algumas vezes, você se interpele a respeito de suas próprias certezas.E que entre eles haja pelo menos um que seja justo, para que você não se sinta demasiadamente seguro.
  Desejo, depois, que você seja útil, não insubstituivelmente útil,Mas razoavelmente útil. E que nos maus momentos, quando não restar mais nada, essa utilidade seja suficiente para manter você de pé.
  Desejo ainda que você seja tolerante, não com os que erram pouco, porque isso é fácil, mas com aqueles que erram muito e irremediavelmente,E que essa tolerância não se transforme em aplauso nem em permissividade, para que assim fazendo um bom uso dela, você dê também um exemplo para os outros.
 Desejo que você, sendo jovem, não amadureça depressa demais e que, sendo maduro, não insista em rejuvenescer e que, sendo velho, não se dedique a desesperar. Porque cada idade tem o seu prazer e a sua dor e é preciso deixar que eles escorram dentro de nós.
  Desejo, por sinal, que você seja triste, mas não o ano todo,nem em um mês e muito menos numa semana, mas apenas por um dia.Mas que nesse dia de tristeza, você descubra que o riso diário é bom, o riso habitual é insosso e o riso constante é insano.
  Desejo que você descubra com o máximo de urgência, acima e a despeito de tudo, talvez agora mesmo, mas se for impossível, amanhã de manhã, que existem oprimidos, injustiçados e infelizes,e que estão à sua volta, porque seu pai aceitou conviver com eles.E que eles continuarão à volta de seus filhos, se você achar a convivência inevitável.
 Desejo ainda que você afague um gato, que alimente um cãoe ouça pelo menos um joão de barro erguer triunfante o seu canto matinal. Porque assim você se sentirá bem por nada.
  Desejo também que você plante uma semente,por mais ridícula que seja, e acompanhe o seu crescimento dia-a-dia,para que você saiba de quantas muitas vidas é feita uma árvore.
  Desejo, outrossim, que você tenha dinheiro, porque é preciso ser prático.E que, pelo menos uma vez por ano, você ponha uma porção dele na sua frente e diga:Isso é meu. Só para que fique bem claro quem é dono de quem.
  Desejo ainda que você seja frugal, não inteiramente frugal, não obcecadamente frugal, mas apenas usualmente frugal.Mas que esse frugalismo não impeça você de abusar quando o abuso se impõe.
 Desejo também que nenhum dos seus afetos morra, por ele e por você.Mas que, se morrer, você possa chorar sem se culpar e sofrer sem se lamentar.
 Desejo, por fim, que sendo mulher você tenha um bom homem,E que sendo homem, tenha uma boa mulher.E que se amem hoje, amanhã, depois, no dia seguinte, mais uma vez,E novamente, de agora até o próximo ano acabar, e que quando estiverem exaustos e sorridentes, ainda tenham amor para recomeçar.
 E se isso só acontecer, não tenho mais nada para desejar. ”




Pessoas entram na sua vida por uma "Razão", uma "Estação" ou uma "Vida Inteira". Quando você percebe qual deles é, você vai saber o que fazer por cada pessoa. Quando alguém está em sua vida por uma "Razão"... é, geralmente, para suprir uma necessidade que você demonstrou. Elas vêm para auxiliá-lo numa dificuldade, te fornecer orientação e apoio, ajudá-lo física, emocional ou espiritualmente. Elas poderão parecer como uma dádiva de Deus, e são! Elas estão lá pela razão que você precisa que eles estejam lá. Então, sem nenhuma atitude errada de sua parte, ou em uma hora inconveniente, esta pessoa vai dizer ou fazer alguma coisa para levar essa relação a um fim. Ás vezes, essas pessoas morrem. Ás vezes, eles simplesmente se vão. Ás vezes, eles agem e te forçam a tomar uma posição. O que devemos entender é que nossas necessidades foram atendidas, nossos desejos preenchidos e o trabalho delas, feito. As suas orações foram atendidas. E agora é tempo de ir. Quando pessoas entram em nossas vidas por uma "Estação", é porque chegou sua vez de dividir, crescer e aprender. Elas trazem para você a experiência da paz, ou fazem você rir. Elas poderão ensiná-lo algo que você nunca fez. Elas, geralmente, te dão uma quantidade enorme de prazer... Acredite! É real! Mas somente por uma "Estação". Relacionamentos de uma "Vida Inteira" te ensinam lições para a vida inteira: coisas que você deve construir para ter uma formação emocional sólida. Sua tarefa é aceitar a lição, amar a pessoa, e colocar o que você aprendeu em uso em todos os outros relacionamentos e áreas de sua vida. É dito que o amor é cego, mas a amizade é clarividente. Obrigado por ser parte da minha vida.